Com a meta da campanha de imunização contra a gripe nos grupos prioritários abaixo do esperado, o Ministério da Saúde anunciou, neste sábado (3), que a vacinação contra a Influenza será ampliada para toda a população acima de seis meses de idade.
De acordo com a pasta, no início da campanha foram destinadas 80 milhões de doses de vacinas Influenza, porém até o momento apenas 34,2 milhões de pessoas foram imunizadas – o equivalente a 42% dos grupos prioritários. A partir de agora, caberá às secretarias de saúde de cada município organizar a ampliação da vacinação.
"Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A imunização contra a Influenza é especialmente importante no atual momento, uma vez que os sintomas da gripe podem prejudicar o diagnóstico do novo coronavírus.
Como duas campanhas de vacinação ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a imunização contra a Covid-19 seja priorizada, especialmente nos grupos prioritários. A pasta reforça a necessidade de respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacinação contra o novo coronavírus e contra a gripe.