A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ocupa uma das três vagas do União Brasil no primeiro escalão do governo Lula.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ocupa uma das três vagas do União Brasil no primeiro escalão do governo Lula.| Foto: Pedro França/MTur

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e mais cinco deputados federais da bancada do Rio pediram para sair do União Brasil. Eles teriam acionado a Justiça Eleitoral para solicitar a desfiliação por "justa causa" devido a suposto "assédio" por parte da direção nacional, informou o jornal O Globo.

A legenda, comandada por Luciano Bivar, enfrenta uma disputa política interna em vários estados, com corte de senha, que permite movimentar o fundo partidário, e acusações de fraude, segundo a publicação. A ação teria sido protocolada na Justiça Eleitoral no último dia 6.

Nesta segunda (10), o presidente do diretório fluminense do União Brasil e marido da ministra do Turismo, Waguinho, também teria pedido para sair da legenda. Waguinho é prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Além de Daniela Carneiro, também pediram a desfiliação do partido os deputados Chiquinho Brazão, Juninho do Pneu, Marcos Soares, Ricardo Abrão e Dani Cunha.

Os deputados dependem da autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a desfiliação ou podem perder o mandato. Na ação, eles argumentam que Bivar usa "expedientes autoritários" nos estados para manter o controle político dentro do partido.