O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli.
O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, afirmou nesta segunda-feira (24) que irá apresentar um “raio-x” do GSI ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cappelli disse ainda que o quadro de funcionários está sendo renovado.

“Há uma determinação do presidente da República para que a gente acelere a renovação dos quadros funcionais”, disse o ministro a jornalistas. “Já foram substituídos cerca de 35% dos servidores que trabalhavam no GSI e isso é absolutamente natural quando há troca de governo, é natural que você troque a maior parte do quadro funcional, faz parte da normalidade e nós vamos acelerar esse processo”, afirmou.

A declaração foi feita após uma reunião com o ministro Alexandre de Moraes. Segundo Cappelli, a reunião foi institucional para prestar informações. O ministro interino do GSI informou que foi aberta uma sindicância para apurar a participação de membros da pasta nos atos de 8 de janeiro. Ele estima que a sindicância deve ser finalizada antes de 30 de maio, prazo final previsto.