O diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, disse que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) “estão violando a Constituição”. A declaração foi dada ao canal Diário da Honra, do YouTube, em uma entrevista publicada neste sábado (12).
“É bastante claro que está havendo um atropelo de regras. Está havendo uma concentração de poder muito grande num dos Poderes. Isso é inequívoco. De certa forma, estão quebrando a independência e harmonia entre Poderes e as competências de cada Poder. Estão violando a Constituição, os princípios de separação de Poderes, e todo o princípio republicano implícito na Constituição. Estão resgatando tudo o que o constitucionalismo lutou contra, que era o absolutismo”, afirmou Ramagem sobre o STF.
Em abril de 2020, o ministro do Supremo Alexandre de Moraes barrou a indicação do diretor da Abin ao cargo de diretor da Polícia Federal pelo presidente Jair Bolsonaro. Moraes atendeu a um pedido do PDT, que acusava desvio de finalidade na nomeação, alegando que a intenção de Bolsonaro ao designar o novo chefe da PF seria proteger familiares que estariam no alvo de investigações em andamento.