Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo

Ministros do TCU se reúnem com Alckmin, Guedes e outros representantes para discutir transição

Ministros do TCU estiveram com os titulares da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, e o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Assunção, membros do governo atual. (Foto: TCU/Divulgação)

Ouça este conteúdo

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, se reuniu na quinta-feira (3) com representantes do atual governo e do governo eleito para debater o processo de transição presidencial. Os encontros ocorreram na sede da Corte de Contas, em Brasília. Um comitê do órgão acompanhará o processo. Dantas coordena o grupo, formado pelos ministros Antonio Anastasia, relator das contas da Casa Civil e da Presidência da República, Vital do Rêgo, relator das contas do presidente da República do primeiro ano do próximo governo, e Jorge Oliveira, relator das contas do último ano do atual governo.

Eles terão um prazo de 90 dias para acompanhar a transição no âmbito federal. Além disso, o TCU abriu ainda um processo de fiscalização com o objetivo de avaliar a regularidade da transição sob os aspectos administrativos, operacionais, orçamentários e financeiros, conforme previsto em lei. O relator desse processo é o ministro Antonio Anastasia.

Inicialmente os ministros do TCU estiveram com os titulares da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, e o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Assunção, membros do governo atual. “Tivemos uma reunião para apresentar aos ministros do governo o comitê que acompanhará a transição. Desse modo, teremos um processo formal de acompanhamento. Informamos isso ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ao secretário-executivo, a quem cabe a operacionalização de todo esse rito, e também ao ministro Paulo Guedes, já que em sua pasta estão os principais bancos de dados de interesse”, afirmou Dantas.

Na sequência os ministros estiveram com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, o coordenador do programa do governo eleito, Aloizio Mercadante, e a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleizi Hoffmann. “O TCU tem um papel importante nessa transição acompanhando as informações. Poucas instituições do país têm tantas informações e informações de qualidade como o Tribunal de Contas da União. A transição é um período curto para se inteirar de todas as questões do governo federal, mas tenho certeza de que será muito bem feita”, destacou Alckmin.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.