A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior será a secretária-executiva da Casa Civil.
A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior será a secretária-executiva da Casa Civil.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou nesta quinta-feira (22) que a ex-ministra Miriam Belchior será a secretária-executiva da pasta. O cargo é o segundo mais importante do ministério, atrás apenas do ministro. Belchior já atuou nos governos petistas anteriores.

Durante o governo Lula, ela foi a secretária responsável pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela foi ministra do Planejamento e presidente da Caixa Econômica Federal no governo de Dilma Rousseff (PT). Belchior também atuou na equipe de transição no grupo temático de infraestrutura.

Costa informou ainda que a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) deixará de ser vinculada ao Ministério da Economia e passará a fazer parte da Casa Civil. Com isso, o futuro ministro indicou Marcus Cavalcanti para o comando da secretaria especial do PPI. Atualmente, Cavalcanti é secretário de Infraestrutura da Bahia no governo de Costa.