O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, agradeceu nesta quarta-feira (23) a atuação das polícias militares dos estados e do Distrito Federal durante as eleições. O ministro recebeu os comandantes das PMs, em Brasília, para fazer um balanço das ações desenvolvidas no período eleitoral.
Moraes ressaltou o “compromisso com a democracia” por parte das corporações, informou a Corte eleitoral, em nota. “Em reconhecimento a essa importante contribuição, o presidente do TSE anunciou que vai conceder medalha da Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG)”, disse o tribunal. A medalha é destinada a personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, pela atuação em favor da Justiça Eleitoral.
O corregedor-geral eleitoral do TSE, ministro Benedito Gonçalves, também participou do encontro. Gonçalves elogiou também a atuação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) durante o pleito. Segundo a Corte eleitoral, o presidente do CNCG, Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, destacou que a aproximação das polícias militares durante as eleições demonstrou o “respeito à democracia brasileira”.
No encontro, os ministros e os comandantes também foram discutiram sobre pontos para aprimoramento das iniciativas das forças de segurança durante o processo eleitoral para as próximas eleições gerais. Além disso, deve ser criado um Grupo de Trabalho para debater sobre essa atuação conjunta. Dos 27 comandantes das PMs, os únicos que não participaram do encontro foram: o coronel Hudson Leôncio Teixeira (PM-PR); o coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior (PM-RN); e o coronel Marcelo Pontes (PM-SC).