Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Discussão

Moraes diz ser contra mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal

Moraes mandato Supremo
Ministro Alexandre de Moraes justifica dizendo que atribuição do Supremo no Brasil não condiz com estabelecimento de mandato para ministros. (Foto: Joedson Alves/EFE)

Ouça este conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta (31) que é contra o estabelecimento de mandato para o cargo de ministro da Corte. A declaração foi dada a jornalistas logo após uma palestra na Fundação FHC.

De acordo com ele, a “vitaliciedade” do cargo seria a garantia de “independência e autonomia” dos ministros. A fala ocorre em meio a discussões no Senado para a fixação de mandatos aos membros da Corte.

“Eu entendo, e isso no mundo todo ocorre, que só há mandato quando uma corte é somente um tribunal constitucional. [...] Quando acumula as funções de tribunal constitucional com tribunal jurisdicional, que julga casos concretos, como ocorre no Supremo Tribunal Federal no Brasil, a vitaliciedade é a garantia que prevê uma maior independência e autonomia dos ministros. Portanto, entendo que deva permanecer a vitaliciedade dos ministros do Supremo Tribunal Federal”, disse em registro do jornal O Globo.

Uma proposta que tramita no Senado estabelece um mandato de oito anos para os ministros, mas não atingiria os que já compõem a Corte. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou que pode colocar a pauta em votação. O presidente da casa, Rodrigo Pachedo (PSD-MG), também já se mostrou disposto a discutir.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.