Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reunião no TSE

Moraes debate regulamentação de redes sociais com representantes de plataformas

Moraes recebeu representantes de plataformas digitais na sede do TSE, em Brasília, nesta quarta-feira (1º). (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE.)

Ouça este conteúdo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu nesta quarta-feira (1º) com representantes de plataformas digitais para debater propostas de regulamentação de redes sociais. O ministro agradeceu pela atuação das plataformas no combate às fake news durante o período eleitoral de 2022.

Durante o encontro, Moraes sugeriu a criação de “um grupo de trabalho conjunto para apresentação de propostas de melhoria da autorregulação e para o encaminhamento de sugestões de regulamentação ao Congresso Nacional”, informou o TSE.

“Não tenho dúvidas de que, se não for algo construído em conjunto e, principalmente, com base na autorregulação das próprias plataformas, a chance de ser eficiente é muito pequena”, disse o presidente da Corte eleitoral. O ministro defendeu uma “cooperação de mão dupla", para que se construa “dois planos distintos”.

Um deles seria voltado a aproveitar o que as próprias plataformas têm de mecanismos e ferramentas para a realização do autocontrole em alguns temas, como por exemplo pedofilia, pornografia infantil, e ampliar para o controle de discurso de ódio e atentados antidemocráticos. Já o "segundo ponto importante é fixar o nível de responsabilidade das plataformas, principalmente para os conteúdos onde há monetização e impulsionamento pelos algoritmos", de acordo com o TSE.

Participaram da reunião, em Brasília, representantes das plataformas digitais Tik Tok, Twitter, Meta (WhatsApp, Facebook e Instagram), Telegram, YouTube, Google e Kwai.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.