A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados concedeu o “Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2022” ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. A escolha dos homenageados com o reconhecimento foi realizada na quarta-feira (9).
A indicação do ministro foi feita pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), em razão da sua atuação durante as eleições deste ano, segundo o parlamentar, “com uma gestão transparente e eficiente.”
Moraes foi premiado na categoria “Governamental”, que trata da “melhor experiência de transparência e de fiscalização realizada por órgão, entidade, programa ou agente da administração pública ou indireta de qualquer dos Poderes e dos Estados.
Segundo a Câmara, a premiação anual, realizada há mais de 15 anos, tem o objetivo de reconhecer e homenagear o trabalho das entidades e pessoas com a atividade de fiscalizar. “Concorrem trabalhos ou ações que mereçam especial destaque para a causa da transparência e/ou fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos no Brasil”, diz a descrição do reconhecimento.
O deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR) criticou a premiação. “Uma premiação absurda. Enquanto isso, canais de parlamentares eleitos sendo suspensos, censura e ativismo judicial a todo vapor. Tempos sombrios no Brasil”, publicou o parlamentar em suas redes sociais.