Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto no Senado

Lei prevê que motorista embriagado pague SUS por despesas de vítima de trânsito

Acidentes de trânsito
Motorista embriagado terá que ressarcir SUS por despesas de vítimas de acidentes de trânsito (Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Um projeto aprovado pelo Senado prevê que o motorista embriagado ou sob efeito de outra substância psicoativa envolvido em acidente de trânsito pague pelas despesas médicas de vítimas ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, foi aprovado na terça-feira (27) em votação simbólica e agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

Pelo texto do projeto o motorista alcoolizado deverá responder civilmente pelas despesas do tratamento médico de vítimas quando for enquadrado penalmente pelos crimes de homicídio e lesão corporal em acidente de trânsito. No entanto, de acordo com o texto, o ressarcimento não se aplica sobre as consequências de entorpecimento involuntário ou efeito de doença.

O trecho do projeto que determinava que o motorista embriagado seria obrigado a ressarcir os seus próprios gastos com o SUS foi retirado da proposta pelo relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), por entender que poderia ferir a garantia de gratuidade do atendimento à saúde.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.