Ouça este conteúdo
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira (7) que o país tem enfrentado ao longo dos últimos anos crises nos sistemas político, econômico e da sociedade. Por outro lado, a crise econômica, destacou, veio sendo gestada ao longo dos últimos 30 anos. Para Mourão, se nada for feito, como a reforma do Estado, em dois anos não haverá condições de sustentar o governo. "Temos dois pilares básicos da economia no vermelho, abalados: o déficit nas contas públicas e a produtividade", disse, em palestra na Associação Comercial de São Paulo.
"É responsabilidade do nosso governo nesses dois anos trabalhar para superar os obstáculos, fazer as privatizações e equilibrar as contas púbicas, a fim de transmitir confiança para os investidores que desejam trazer seus recursos para o Brasil." Na palestra, ele criticou que os recursos de impostos e da dívida se perderam em gestões incompetentes e na corrupção, ao longo da crise gestada nos últimos 30 anos.
Para Mourão, no entanto, é preciso investir na reforma tributária, que está madura. "Precisamos organizar e simplificar os impostos", defendeu, destacando que isso é consenso. "Nosso sistema tributário custa R$ 70 bilhões ao ano (para governo e sistema produtivo), o que é muito", avaliou.