MP-SP vai investigar o acidente que causou o desmoronamento em obra do metrô na Marginal Tietê.| Foto: Reprodução/YouTube CNN Brasil.
Ouça este conteúdo

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou nesta segunda-feira (1º) um inquérito civil para apurar as causas do desabamento do asfalto ao lado da obra do metrô da Linha 6-Laranja, na Marginal Tietê. Parte da pista no sentido da rodovia Ayrton Senna desmoronou nesta manhã, na Zona Norte da capital paulista.

O MP informou, em nota, que irá investigar a extensão dos danos urbanísticos e ambientais causados pelo acidente. A Promotoria solicitou informações ao Consórcio Acciona, responsável pela construção da linha. A Defesa Civil deve explicar se existe risco aos imóveis residenciais e empresariais da região.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Secretaria Municipal de Obras, e a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos também deverão prestar esclarecimentos. Mais cedo, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos afirmou que o acidente foi causado por um vazamento na rede de esgoto.

Publicidade

A tuneladora – ou "tatuzão", como é chamada popularmente – equipamento que escava a Linha 6-Laranja, não se chocou com a rede coletora de esgoto, segundo a Acciona. "Não houve nenhum choque entre o tatuzão ou tuneladora com as redes, as coletoras ou adutoras. Nós estamos buscando a causa [do rompimento] agora. Provavelmente tenha a ver com a chuva, com erosões, porque a tuneladora estava a três metros dessa coletora. Não houve nenhum choque", disse André de Ângelo, presidente da empresa. Com informações da Agência Brasil.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]