Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lava Jato

MPF pede suspensão de inquérito do STJ sobre conduta de procuradores

sede do MPF do Paraná, sede da Lava Jato
Sede do Ministério Público Federal do Paraná, onde funcinou a força-tarefa da Lava, dissolvida em 1.º de fevereiro. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda a investigação aberta pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, sobre a conduta dos procuradores da Lava Jato. As informações são do site O Antagonista. O documento foi assinado pelo subprocurador-geral José Adonis Callou de Araújo Sá e enviado à ministra do Supremo, Rosa Weber, relatora de um pedido feito pelos procuradores para suspender a ação contra eles. O STJ já havia afirmado que daria continuidade ao inquérito sobre os procuradores.

Em fevereiro, o STJ abriu o inquérito no STJ de ofício, a partir das mensagens hackeadas de membros da força-tarefa da Lava Jato. O presidente do STJ pretende apurar se os procurados tentaram investigar, de forma clandestina, o patrimônio dos ministros da Corte. Sá argumenta que os procuradores já são alvos de procedimento administrativo interno no MPF e que o STJ “não possui fundamento normativo válido para o tipo de investigação que pretende realizar”.

“A completa rejeição do uso de provas ilícitas para investigar e punir tem sido afirmada de modo uniforme pelo STF, independente da gravidade do crime e da condição de quem o pratica”, disse o subprocurador. Para ele, os fatos denunciados são graves e precisam de investigação adequada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.