A enfermeira Aline Peixoto, mulher do ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi eleita como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Estado da Bahia. Ela foi escolhida pelos deputados baianos em uma votação secreta, nesta quarta-feira (8), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Aline disputou o cargo com o ex-deputado oposicionista Tom Araújo (União Brasil), e obteve 40 votos contra 19. Houve quatro votos nulos. Após a eleição, ela divulgou nota à imprensa, onde comemorou a escolha dos deputados baianos, e destacou ser a primeira mulher eleita para a corte justamente no Dia Internacional da Mulher.
Ao assumir o cargo de conselheira, que é vitalício, Aline terá estabilidade até os 75 anos (idade limite para aposentadoria no serviço público) e remuneração a partir de R$ 35.462,22.
Como esposa de Rui Costa, Aline será a quarta mulher de ministro a ser conselheira em tribunais de contas. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), emplacou sua esposa, Rejane Dias, para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí em janeiro deste ano. Outros dois ministros e ex-governadores já tinham suas mulheres como conselheiras antes de tomarem posse: Renan Filho (MDB), cuja mulher, Renata Calheiros, foi escolhida para o TCE de Alagoas em dezembro de 2022; e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional, teve a mulher eleita em fevereiro de 2022 para o TCE do Amapá.