O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (15) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é uma "cópia mal feita" do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A declaração foi dada durante coletiva no Parlamento Europeu.
"Bolsonaro é uma cópia mal feita do Trump. Não pensa, não tem ideia. Se pudesse, Bolsonaro vendia tudo, já que ele está destruindo a Petrobrás", disse o petista.
Ainda durante a coletiva, Lula fez afagos ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano vem sendo cortejado por nomes do PT para compor uma chapa com Lula na disputa presidencial de 2022.
Lula disse que tem “extraordinária relação de respeito” com Alckmin, e que ainda não discutiu sugestões para vice, e nem se será candidato ano que vem. “O vice é uma pessoa que tem quer ser levada muito a sério na relação com o presidente, porque o vice pode ser presidente. E depois, o vice tem que ser uma pessoa que soma com o presidente, e não que diverge”.
O petista está em um tour pela Europa desde o final da última semana. Nas agendas, o ex-presidente tem buscado se contrapor ao presidente Bolsonaro. A viagem ainda inclui passagens pela França, em 16 de novembro, e Espanha, em 18 de novembro.