Maioria dos ministros do TSE decidiu manter penalidade a Nikolas Ferreira por vídeo compartilhado durante a campanha eleitoral de 2022.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram, nesta terça (28), a multa de R$ 30 mil ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) por ter compartilhado um vídeo sobre o então candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas redes sociais durante a campanha eleitoral de 2022.

Segundo o processo, a gravação continha conteúdo descontextualizado sobre o petista. Na representação ajuizada no TSE, a coligação Brasil da Esperança afirma que o vídeo exibia números e informações inverídicas de que Lula iria confiscar bens e ativos financeiros da população caso vencesse a eleição.

A decisão da maioria do Colegiado do TSE confirmou a liminar concedida pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, que julgou procedente a representação e aplicou a multa ao deputado. De acordo com ele, a Lei das Eleições não estabelece, de forma expressa, qualquer restrição no sentido de limitar sua incidência aos casos de anonimato.

Publicidade

No entanto, Moraes votou pelo ajuste da interpretação do artigo a manifestações abusivas na internet. “Longe de se inserirem na livre manifestação de pensamento, constituem evidente transgressão à normalidade do processo eleitoral”, pontuou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]