Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Copom

Banco Central promove corte “agressivo” e Selic cai ao menor patamar da história

Nova Selic ficou em 5,5% ao ano em agosto de 2019, a menor taxa básica de juros da história.
Nova Selic ficou em 5,5% ao ano em agosto de 2019, a menor taxa básica de juros da história. (Foto: Pixabay)

Pela segunda vez seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu por unanimidade a taxa básica de juros, a Selic: de 6% passou a 5,5% ao ano. Após 16 meses inalterada, na última reunião, em junho, o Copom havia reduzido a taxa de 6,5% para 6%. Agora, na reunião desta quarta-feira (18), o conselho seguiu a mesma estratégia e reduziu em meio ponto percentual. A nova taxa Selic de 5,5% é a menor da história, desde que começou a ser mensurada, em junho de 1996.

Apesar de poder ser considerado agressivo, o corte na taxa Selic não chega a ser considerada uma surpresa pelo mercado financeiro. "O Copom avalia que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas enfatiza que perseverar nesse processo é essencial para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia", relatou o Bacen em nota nesta quarta. O último relatório Focus, pesquisa do Banco Central junto a executivos do mercado financeiro, aponta projeção de 5% na Taxa Selic ao final de 2019.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.