O novo AGU, Jorge Messias, e a presidente do STF, a ministra Rosa Weber.
O novo AGU, Jorge Messias, e a presidente do STF, a ministra Rosa Weber.| Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, recebeu nesta quarta-feira (4) o novo advogado-geral da União, Jorge Messias. Cabe à Advocacia-Geral da União (AGU) representar os interesses do governo nos processos que tramitam na Corte.

"Na reunião, que durou cerca de uma hora, foi tratado sobre a necessidade da cooperação entre as instituições, a atuação concertada com o Centro de Soluções Alternativas de Litígios (Cesal) do STF, a ampliação da conciliação e a colaboração em temas complexos e estruturais", disse o STF, em nota.

O novo ministro afirmou que a intenção é "fortalecer a cooperação" entre os Poderes. Segundo ele, durante a conversa não foram discutidos processos específicos. "Foi uma visita de cortesia para apresentar a nova equipe que vai estar à frente da atuação e reafirmar o compromisso de uma agenda firme de redução das controversas, redução de litígio, ampliar a agenda de conciliação perante o Supremo", disse Messias.

Durante o encontro, o novo AGU presenteou Rosa Weber com um livro de poesia de Adélia Prado e recebeu de presente da ministra uma edição especial da Constituição.