PF faz tem nova cúpula| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, definiu os integrantes da cúpula da corporação durante sua gestão. O delegado, que tomou posse na quinta (8) em cerimônia fechada no Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai substituir Rolando de Souza, que estava à frente da corporação desde maio de 2020.

A equipe é formada por delegados e perito com larga experiência na corporação. O convidado para posto número 2 da PF, de diretor-executivo, foi o delegado Cairo Duarte, atual superintendente em Minas Gerais. Já a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, que cuida de inquéritos que tramitam nas cortes superiores, será comandada por Luís Flávio Zampronha. O delegado liderou as investigações do Mensalão - maior escândalo do governo Lula antes da Lava Jato - e também atuou de forma discreta na Spoofing, que mirou hackers de autoridades como o ex-ministro Sérgio Moro.

A Diretoria de Inteligência ficará sob a responsabilidade do delegado Rodrigo Carneiro, que hoje atua na divisão de crimes fazendários da corporação. O perito Nivaldo Poncio chefiará a Diretoria Técnico-Científica e o delegado Alessandro Moretti - que foi adjunto do novo ministro da Justiça, Anderson Torres, à época em que era secretário de Segurança no Distrito Federal - comandará a Diretoria de Tecnologia da Informação.

Publicidade

Oswaldo Gomide foi indicado para a Diretoria de Gestão de Pessoal e Marcelo Andrade será o chefe de gabinete de Maiurino. Na Corregedoria da PF, permanece João Vianey Xavier, que chegou ao cargo em junho de 2020 e tem mandato fixo por três anos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]