Ouça este conteúdo
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-SP) assumiu nesta terça-feira (3) o cargo de ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que terá status de Ministério no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante a cerimônia de posse, realizada no Palácio do Planalto, Pimenta afirmou que fará um “combate permanente” contra a desinformação e um esforço para regular as grandes plataformas de internet. A Secom ficará responsável pela Secretaria de Políticas Digitais, que vai discutir uma proposta para a regulamentação das bigtechs, o que já vem sendo apontado como um forte ataque à liberdade de expressão.
Em relação à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que teve as programações da NBR e TV Brasil unificadas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o novo ministro disse que fará um “amplo debate” sobre a reestrutura da EBC. Segundo Pimenta, o governo pretende retomar os dois canais de televisão, sendo a NBR - TV governamental, responsável por divulgar as ações do governo, e a TV Brasil um canal independente. “Nós queremos oferecer ao país uma proposta a nossa EBC”, disse.