Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido ao STF

OAB pede liberação de R$ 1,2 bilhão recuperados pela Lava Jato para compra de vacinas

Fachada da sede do MPF no Paraná, sede da Lava Jato
Fachada da sede do Ministério Público Federal do Paraná, sede da força-tarefa da Lava Jato. (Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) renovou nesta segunda-feira (1º) o pedido apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que os recursos recuperados pela Operação Lava Jato sejam usados no plano de vacinação nacional contra a Covid-19.

O documento foi encaminhado ao gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, depois que o procurador-geral da República Augusto Aras informou que há mais de R$ 1,2 bilhão ainda sem destinação específica em contas judiciais ligadas às forças-tarefas do Rio de Janeiro e de Curitiba. A OAB afirma que o Brasil vive o pior momento na pandemia do novo coronavírus e que a liberação da verba para a aquisição de imunizantes ajudaria a enfrentar a crise sanitária.

A ação em questão foi apresentada em dezembro. Na ocasião, a OAB apontou omissão do governo Jair Bolsonaro em traçar um plano definitivo nacional de imunização e pediu, além da reserva das verbas recuperadas pela Lava Jato, que o Ministério da Saúde seja obrigado a comprar vacinas aprovadas por autoridades sanitárias internacionais, mesmo sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.