Ouça este conteúdo
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, defendeu a volta do financiamento privado de campanhas eleitorais. A declaração ocorreu na esteira da aprovação do fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões pelo Congresso.
Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, Onyx disse que, caso Bolsonaro vença as eleições no próximo, um debate deve ser proposto para o retorno do financiamento privado. "Vencida essa eleição de 2022, o governo deve propor a retomada da discussão para voltar ao financiamento privado, com alto grau de controle, como existe em muitos países do mundo, para já as eleições municipais de 2024", disse o ministro.
Onyx afirmou ainda que é contra o atual modelo de financiamento pelo fundo eleitoral. "Eu sempre tive uma posição contrária, e o presidente também, ao financiamento público de campanhas eleitorais. Em um país como o nosso, ele não se sustenta, acaba retirando recursos de coisas mais importantes que o processo eleitoral. Eu preferiria que houvesse financiamento privado com regras rígidas", disse.