Ouça este conteúdo
A Operação Contágio deflagrada pela Polícia Federal (PF) em São Paulo nesta terça-feira (20) investiga desvios de recursos da Saúde nos municípios de Hortolândia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, no interior paulista. Os investigadores apontam que os contratos somados superam R$ 100 milhões. A ofensiva mira em supostos crimes de peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A PF cumpre cinco mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A investigação da Operação Contágio teve início após a Controladoria Geral da União (CGU) identificar que uma organização social sem capacidade técnica foi contratada por municípios do interior paulista, com indícios de fraude e direcionamento para prestação de serviços de saúde.
De acordo com a Polícia Federal, algumas dessas empresas subcontratadas, após receberem os repasses da OS do veterinário, efetuaram centenas de saques em espécie que somam mais de R$ 18 milhões.