Integrantes da oposição ao governo Lula e da bancada ruralista na Câmara dos Deputados se articulam para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar às invasões de terras promovidas pelo Movimento Sem Terra (MST) no Brasil.
Um pedido de investigação foi proposto pelo deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS). “Esta Casa deve fiscalizar o que de fato acontece em nosso país”, argumentou Zucco.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) informou pelas redes sociais, nesta terça-feira (7), que as assinaturas já estão sendo recolhidas para a criação da CPI, e o mínimo necessário é 171 assinaturas. "Vamos ver como as quadrilhas decidem quais fazendas invadir, quem comanda, quem financia e trazê-los para depor na Câmara diante das câmeras para que todos vejam", escreveu.
As invasões mais recentes ocorreram na semana passada. Cerca de 1,7 mil integrantes do grupo anunciaram a invasão de pelo menos quatro fazendas no sul da Bahia. Três destas fazendas são de cultivo de eucalipto da empresa Suzano Papel e Celulose. Segundo o MST, as invasões são uma denúncia contra a monocultura de eucalipto na região, que vem crescendo nas últimas décadas.