O líder da minoria na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP), afirmou neste sábado (22) que pretende apresentar um requerimento para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, preste esclarecimentos sobre o plano de desvincular salário mínimo da inflação. Nesta semana, o chefe da pasta confirmou que o governo estudava desvincular o reajuste do salário mínimo e de aposentadorias do índice de inflação do ano anterior, mas negou que o objetivo seja impedir o ganho real dos trabalhadores e pensionistas..
"Vamos apresentar o pedido de convocação do ministro Paulo Guedes para ele explicar na Câmara o seu plano de reduzir o valor do salário mínimo e das aposentadorias", confirmou Santana.
A divulgação do plano estudado pelo ministério da Economia gerou desgastes na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante sabatina do SBT, nesta sexta-feira (21), Bolsonaro afirmou que a proposta é uma “fake news que salta aos olhos” e disse ser "inadmissível se falar isso.
Com a repercussão negativa, Guedes recuou e disse que a correção será no mínimo pelo índice da inflação. "É claro que vai ter o aumento do salário mínimo e aposentadorias pelo menos igual à inflação, mas pode ser até que seja mais. Quando se fala em desindexar, as pessoas geralmente pensam que vai ser menos que a inflação, mas pode ser o contrário", afirmou o ministro em entrevista coletiva após encontro com empresários na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro.
O salário mínimo é reajustado pela inflação por determinação constitucional, por isso seria necessária a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para mudança de regra.