Partidos de oposição da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pretendem pedir o impeachment do governador Ibaneis Rocha (MDB) após os atos de vandalismo na capital federal da tarde deste domingo (8). Segundo parlamentares do Psol e do PSB, o chefe do Executivo do DF foi negligente em relação à fiscalização dos manifestantes que invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.
"Diante de todos os fatos vivenciados no Distrito Federal hoje, o PSol DF, apresentará o pedido de Impeachment do atual governador e a responsabilização de todos os envolvidos no caso", disse o PSol em nota.
Além disso, os deputados distritais Fábio Felix - líder do Bloco PSOL/PSB, Dayse Amarilio - vice-líder do Bloco PSOL/PSB - e Max Maciel - integrante do Bloco PSOL/PSB, defenderam a convocação de Ibaneis para uma audiência na Câmara Legislativa. O governador se manifestou sobre os atos de vandalismo e disse que exonerou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.
"Estou em Brasília monitorando as manifestações e tomando todas as providências para conter a baderna antidemocrática na Esplanada dos Ministérios", disse Ibaneis pelas redes sociais.