Ouça este conteúdo
Os presidentes de Senado e Câmara, respectivamente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), dizem não ter conhecimento de uma reunião do Conselho da República agendada para esta quarta-feira (8). O encontro foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro durante sua participação no ato pró-governo desta terça (7). A informação sobre o desconhecimento de Lira e Pacheco acerca do encontro foi noticiada pela Folha de S. Paulo e pelo portal G1.
Bolsonaro disse, durante seu pronunciamento no ato, que levaria ao Conselho a "fotografia" que teria sido passada pelos manifestantes durante a manhã desta terça. O presidente falou em "ultimato" aos integrantes da Praça dos Três Poderes e disse que, a partir desta quarta, ele mostrará aos membros de Legislativo e Judiciário que “o povo indicará para onde o Brasil deve ir”.
O Conselho da República foi criado durante o governo do ex-presidente Fernando Collor e tem em sua composição os presidentes da República, Câmara e Senado, o vice-presidente da República, lideranças do Congresso e representantes da sociedade civil. As reuniões do conselho são feitas quando há um cenário de crise. O último encontro do conselho se deu durante a gestão de Michel Temer, quando o tema do debate foi a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.