O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou nesta sexta-feira (19) que enviou à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, um “pedido de socorro” ao Brasil para adquirir vacinas contra a Covid-19 estocadas pelo governo americano. Os EUA possuem milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, que ainda não foi aprovada para uso pela agência reguladora americano.
“No ofício, pedi que fosse considerada, pelas autoridades norte-americanas, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente. Esse compartilhamento de estoques, caso autorizado, daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros”, disse o presidente do Senado, pelo Twitter.
Os EUA estudam a possibilidade de enviar milhões de doses estocadas do imunizante para outros países. Na quinta-feira (18), foi anunciado o empréstimo de 2,5 milhões de doses para o México e 1,5 milhão para o Canadá. Nesta sexta-feira (19), o Brasil registrou recorde diário de casos de Covid-19, com 90.507 pessoas infectadas e 2.815 mortes.