O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira (17) que o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também pode sofrer com o mesmo "ativismo judicial" que resultou na cassação do deputado Deltan Dallangol (Podemos-PR). Jair Bolsonaro enfrenta diversos processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que podem levá-lo a inelegibilidade.
"Nós já somos vítimas desse ativismo judicial. O PT inclusive entrou com uma ação pegando diversos parlamentares da oposição. Essa decisão do TSE [contra do Dallangol] com certeza foi uma decisão política, pois argumento jurídico não tem", argumentou o deputado.
No mês passado, por exemplo, o Ministério Púbico Eleitoral (MPE) se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-presidente por entender haver indícios de abuso de poder político nas críticas proferidas por ele contra o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado. Como a Gazeta do Povo mostrou, esse é o processo mais adiantado e teve uma tramitação atípica no TSE.
"Os únicos locais onde você não pode criticar uma eleição são as ditaduras", afirmou Eduardo Bolsonaro. "Isso é só a continuidade de mais uma sequência nessa escalada de autoritarismo que estamos vivendo aqui no Brasil", completou ao comentar a decisão de cassação contra Dallangol.