Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relatório

Para OAB, pedido de impeachment de Alexandre de Moraes não tem fundamento jurídico

Lei de Segurança Nacional
Parecer contrário ao pedido de impeachment de Alexandre de Moraes foi elaborado pelas comissões de Estudos Constitucionais e de Defesa da República e da Democracia da OAB Nacional. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ouça este conteúdo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou durante reunião extraordinária do Conselho Federal da entidade, nesta terça-feira (24), um parecer sobre o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para a OAB, o pedido não tem fundamento jurídico. No relatório, a entidade afirma não ver crime de responsabilidade por parte de Moraes “injusta e abusivamente denunciado”,  segundo a OAB, razão pela qual o pedido deve ser liminarmente rejeitado pelo Senado Federal.

“O pleno funcionamento do STF, assim como o pleno funcionamento de todos os Poderes da República, constitui pilar de sustentação do Estado Democrático de Direito, e seu esvaziamento ou comprometimento representa a derrocada do regime democrático no país e a abertura para as mais diversas violações de direitos, uma vez que o guardião da Constituição não mais poderia atuar, de forma independente, para tutelar e assegurar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos”, diz a entidade.

O parecer, elaborado pelas comissões de Estudos Constitucionais e de Defesa da República e da Democracia da OAB Nacional, será encaminhado aos presidentes do Senado, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do próprio STF.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.