Partido Novo expulsa vereadora envolvida em briga na Câmara Municipal de São Paulo
Janaína Lima (foto) e a colega de bancada Cris Monteiro, também do Novo, acusam-se mutuamente de agressões físicas| Foto: Reprodução Facebook

A Comissão de Ética do partido Novo decidiu, neste sábado (12) expulsar a vereadora de São Paulo Janaína Lima, que é acusada pela também vereadora pelo Novo, Cris Monteiro, de agressão no banheiro da Câmara de São Paulo em novembro do ano passado durante a sessão plenária em que a casa votava a Reforma da Previdência na capital paulista. A sigla também suspendeu Cris Monteiro por um ano. Cabe recurso às decisões.

Em novembro, o partido já havia suspendido as duas parlamentares devido ao episódio. Ambas as vereadoras trocaram acusações e publicaram fotos com marcas das agressões sofridas.

Neste domingo (13), Janaína usou as redes sociais para questionar a decisão do Novo, afirmando que não teve o direito à ampla defesa. “Apenas provas irrefutáveis justificariam tal conclusão, o que não é o caso. Chegou-se a esse resultado sem instrução probatória, de forma inquisidora, sem que me fosse permitida qualquer chance de defesa, já que sequer tive a oportunidade de ser ouvida. Tal gesto atenta contra a imagem de uma instituição em que um órgão colegiado, independente, deveria respeitar valores democráticos”, disse a parlamentar.

Até o momento, a vereadora Cris Monteiro não se pronunciou sobre o caso.