Sandro Fantinel foi expulso do partido Patriota após proferir falas contra trabalhadores baianos encontrados em situação análoga à escravidão.| Foto: TV Câmara de Caxias do Sul/reprodução
Ouça este conteúdo

O vereador gaúcho Sandro Fantinel, de Caxias do Sul (RS), foi expulso do partido Patriota no começo da tarde desta quarta (1º) por conta de declarações contra baianos proferidas na segunda (27) durante um discurso na Câmara Municipal da cidade.

Na decisão, a que a Gazeta do Povo teve acesso, o partido afirma que Fantinel fez “uso desabonador da tribuna no exercício do mandato” por um “grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante”.

O discurso de Fantinel na Câmara Municipal de Caxias foi em referência à operação do Ministério Público do Trabalho que encontrou cerca de 200 trabalhadores baianos em situação análoga à escravidão, na semana passada.

Publicidade

O vereador sugeriu aos produtores gaúchos que “não contratem mais aquela gente lá de cima”, e que “a única cultura que eles tem é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema”.

“Então eu quero dizer, ó, deixem de lado, deixem de lado, que isso sirva de lição. Deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa, pra vocês não se incomodar (sic) novamente”.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]