Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido da PGR

Lewandowski autoriza inquérito para apurar atuação de Pazuello na crise em Manaus

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi cobrado pelo governador de São Paulo por causa da falta de investimento do governo federal na Coronavac, a vacina chinesa em desenvolvimento no Instituto Butantan.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (Foto: Carolina Antunes/PR)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski autorizou, nesta segunda-feira (25), a abertura de um inquérito para apurar a atuação do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, na crise que colapsou o sistema de saúde de Manaus, no Amazonas, por causa da pandemia da Covid-19. "Assim, atendidos os pressupostos constitucionais, legais e regimentais, determino o encaminhamento destes autos à Polícia Federal para a instauração de inquérito, a ser concluído em 60 (sessenta) dias, conforme requerido pelo Procurador-Geral da República, ouvindo-se o Ministro de Estado da Saúde", diz o despacho.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, havia pedido a abertura desse inquérito no sábado (23). A intenção é determinar se houve omissão no enfrentamento da crise provocada pela falta de oxigênio para pacientes com Covid-19 em Manaus. Pazuello foi para Manaus na noite de sábado (23) e não tem "passagem de volta". O ministro deve ficar na região, que está sendo muito afetada pela pandemia.

Neste mês, dezenas de pacientes morreram devido à falta de abastecimento do oxigênio medicinal na região, diante do aumento vertiginoso no número de casos e internações. A atuação do governo federal diante da crise é contestada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.