Integrantes do PCO durante manifestação| Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo

O Partido da Causa Operária (PCO) teve o seu perfil no Twitter bloqueado neste sábado (14) por determinação da Justiça. Essa é a segunda vez que a legenda tem a conta bloqueada "em resposta a uma demanda legal". Em junho de 2022, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o "imediato bloqueio" de perfis do PCO nas redes sociais.

O partido é investigado no chamado inquérito das fake news por ataque ao Supremo e a ministros da Corte. A Polícia Federal apura se a estrutura do PCO, que conta com recursos dos fundos partidário e eleitoral, está sendo utilizada para atacar a democracia.

"Há relevantes indícios da utilização de dinheiro público por parte do presidente de um partido político – no caso, o PCO – para fins meramente ilícitos, quais sejam a disseminação em massa de ataques escancarados e reiterados às instituições democráticas e ao próprio Estado Democrático de Direito, em total desrespeito aos parâmetros constitucionais que protegem a liberdade de expressão", escreveu Alexandre de Moraes, no ano passado.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]