Avanço da pandemia faz com que Pernambuco decrete lockdown a partir desta quinta-feira (18).| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O governo de Pernambuco determinou lockdown para todo o território, começando a valer na próxima quinta-feira (18), e indo até o dia 28 de março. O objetivo é tentar conter o avanço do novo pico da Covid-19 no estado, que já registra taxa de ocupação das UTIs acima de 95%. Durante os 11 dias, será permitido apenas o funcionamento das atividades essenciais. A nova restrição passa a valer um dia após o fim das atuais restrições, que determina fechamento de atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta, e durante todo o dia nos sábados e domingos.

Em pronunciamento oficial nesta terça-feira (15), o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o endurecimento da quarentena é necessário para frear a Covid-19, que vem pressionando fortemente os sistemas de saúde público e privado de Pernambuco.

Permanecerão ativos os seguintes serviços considerados essenciais: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; petshop; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]