Um levantamento divulgado nesta quarta (19) pela Genial/Quaest revela que 29% dos brasileiros consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como negativo, e os mesmos 29% avaliam como regular. Segundo a pesquisa, apenas 36% consideram a gestão do petista como positiva, e 6% não souberam ou não responderam.
De acordo com a Genial/Quaest, a avaliação positiva do governo caiu quatro pontos porcentuais na comparação com a primeira pesquisa realizada em fevereiro, quando 40% aprovavam o terceiro mandato de Lula. Por outro lado, as considerações regular (24%) e negativa (20%) cresceram no período.
A avaliação positiva de Lula diminuiu até mesmo no Nordeste, região que lhe deu a maior quantidade de votos durante a eleição, com uma aprovação de 53% nesta pesquisa – em fevereiro, o índice era de 62%. A avaliação negativa passou de 10% para 18% na região.
Já entre os eleitores do presidente, a quantidade dos que consideram o governo como regular também aumentou entre fevereiro e abril, passando de 21% para 24%, e negativo de 1% para 2%.
A Genial/Quaest ouviu 2.015 pessoas por meio de questionários estruturados entre os dias 13 e 16 de abril em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.