Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2022

Pesquisa entre eleitores de SP mostra Bolsonaro numericamente à frente de Lula

Jair Bolsonaro
Pesquisa mostra preferência dos eleitores paulistas por Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Ouça este conteúdo

Pesquisa de intenção de voto divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra o presidente  Jair Bolsonaro (sem partido) numericamente à frente na preferência dos eleitores de São Paulo para as eleições presidenciais de 2022, mas em um cenário de empate técnico com o ex-presidente Lula (PT). O levantamento foi encomendado pelo Partido Social Liberal (PSL) e trabalhou com cinco cenários. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Segundo a pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados, Bolsonaro aparece com 34% das intenções de voto dos eleitores paulistas contra 29,3% de Lula. Na sequência aparecem os nomes do apresentador José Luiz Datena (9%); Ciro Gomes (5,9%); João Doria (5,2%); João Amoêdo (4,1%); Luiz Henrique Mandetta (1,5%) e da senadora Simone Tebet (0,3%). Outros 7,5% votariam em nenhum/branco/nulo e 3,4% não sabem ou não responderam.

Em um segundo cenário, apenas com os três primeiros candidatos mais bem colocados, Jair Bolsonaro aparece com 36,2% das intenções de voto, seguido por Lula (33,9%) e José Luiz Datena (15,1%).  10,5% dos eleitores ouvidos votariam em nenhum/branco/nulo e 4,3% não sabem ou não responderam.

Em uma terceira simulação, quando são apresentados apenas os nomes dos dois primeiros candidatos, Jair Bolsonaro aparece com 40,3% das intenções de voto e Lula com 37,8% da preferência dos eleitores de São Paulo. Outros 16,7% votariam em nenhum/branco/nulo e 5,2% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 1.818 eleitores do estado de São Paulo de forma presencial em 84 municípios paulistas entre os dias 7 e 10 de junho de 2021.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.