Dois dias depois de algumas das refinarias da Petrobras amanhecerem com protestos na esteira dos atos que culminaram com a invasão dos prédios dos Três Poderes em Brasília, no último domingo (8), os petroleiros voltaram a alertar para a possibilidade de novos bloqueios a partir desta quarta (11).
Os dirigentes da Frente Única dos Petroleiros (FUP) teriam identificado indícios de que novos protestos nas entradas das refinarias estão sendo organizados por manifestantes, assim como os que estão marcados para o fim da tarde em várias regiões do país.
“Estamos realizando monitoramentos preventivos em conjunto com órgãos de segurança em todas as unidades da Petrobrás. Todos estão em alerta máximo”, disse Deyvid Bacelar, um dos coordenadores da FUP.
De acordo com ele, os petroleiros realizaram assembleias pela manhã em refinarias da Petrobras em todo o país e aderiram à mobilização “em defesa do Estado Democrático de Direito e em repúdio aos ataques”. A categoria também pede que não haja nenhum tipo de anistia aos envolvidos nas invasões ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).