Ouça este conteúdo
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína entre Brasil e Europa. Foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Em Portugal, a polícia portuguesa cumpriu outros três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga. Uma das detidas é a ex-doleira Nelma Kodama.
Segundo a PF, as investigações começaram em fevereiro de 2021, após um jato executivo pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo pousar no aeroporto internacional de Salvador (BA) para abastecimento. Durante inspeção, os policiais encontraram aproximadamente 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.
A partir daí, os agentes conseguiram mapear e identificar a estrutura da quadrilha, que atuava nos dois países. O grupo era composto por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares, que eram responsáveis por abrir a fuselagem dos aviões para esconder as drogas, além de transportadores, responsáveis pelo voo, e doleiros que faziam a movimentação financeira da quadrilha.
A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos suspeitos. A PF contou com a colaboração da agência norte-americana de combate às drogas, da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária Portuguesa e do Ministério Público Federal.