Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inquéritos

PF encaminha 727 pessoas à prisão entre os 1,5 mil detidos nos protestos de domingo (8)

pf detidos protestos domingo prisão
Balanço da PF aponta que 527 dos 1,5 mil detidos desde domingo (8), após os protestos em Brasília, já foram encaminhados à prisão. (Foto: André Coelho/EFE)

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal informou que já encaminhou 727 pessoas à Policia Civil do Distrito Federal para procedimentos de prisão entre domingo (8) e o início da noite desta terça (10), por envolvimento nos protestos que culminaram com a depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. Eles estão entre os 1.500 que foram detidos deste os atos antidemocráticos e estavam abrigados na Academia Nacional de Polícia (ANP) após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a corporação, os detidos passam por trâmites de identificação e, a depender das circunstâncias, são encaminhados à Polícia Civil para exame no Instituto Médico Legal e, posteriormente, ao sistema prisional. Até a tarde desta terça (10), a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seap) já contabilizava 356 pessoas transferidas aos presídios.

Os procedimentos, diz a PF em nota, estão sendo acompanhados “ininterruptamente” pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do DF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defensoria Pública da União.

A organização afirma, ainda, que todos estão recebendo alimentação regular (café da manhã, almoço, lanche e jantar), hidratação e atendimento médico quando necessário, contrariando reclamações que vinham sendo feitas por um grupo de deputados ao Ministério dos Direitos Humanos e à Defensoria Pública.

Por outro lado, a Polícia Federal já liberou 599 pessoas por “questões humanitárias”, como idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhadas de crianças.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.