Policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).
Policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).| Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal cumpre nesta segunda-feira (16) cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) contra suspeitos de participação nas manifestações em Brasília que terminaram com atos de vandalismo no dia 8 de janeiro, além do bloqueio de rodovias logo após o segundo turno das eleições presidenciais do ano passado. Segundo a PF, durante a investigação foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os suspeitos na organização e na liderança dessas manifestações.

Em nota, a PF afirma que a investigação buscou identificar lideranças locais que bloquearam as rodovias que cortam o município de Campos dos Goytacazes (RJ), que apoiaram a organização das manifestações vistas em frente aos quartéis do Exército na cidade e também a participação dos investigados e de outras lideranças na organização e no financiamento dos atos que desencadearam na depredação dos das sedes dos Três Poderes em Brasília. Com a ação de hoje, de acordo com a PF, será possível identificar novos participantes desses atos.

Os suspeitos podem respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais, segundo a corporação.