A Polícia Federal irá investigar Ciro Gomes (PDT) por suposto crime contra a honra do presidente Jair Bolsonaro após criticá-lo durante entrevista. As informações do jornal O Estado de S. Paulo. O próprio presidente assinou o pedido de abertura de inquérito via Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência. O ministro da Justiça, André Mendonça, deu seguimento à ação, que tramita na Justiça Federal do DF.
A investigação se baseia em uma entrevista concedida por Ciro à Rádio Tupinambá, de Sobral (CE), em novembro do ano passado. Na ocasião, o ex-ministro disse que a população ao não votar em candidatos bolsonaristas apresentava um sentimento de “repúdio ao bolsonarismo, à sua boçalidade, à sua incapacidade de administrar a economia do País e seu desrespeito à saúde pública”. Ciro Gomes também chamou Bolsonaro de “ladrão”.
“Fui informado da abertura desse inquérito há cerca de dez dias. Estou pouco me ligando”, afirmou Ciro ao Estado de S. Paulo, nesta sexta-feira (19). Em despacho, o Ministério da Justiça alega que Ciro é investigado com base no artigo 145 do Código Penal, que trata sobre crimes contra a honra.