O governador afastado do DF, Ibaneis Rocha.
O governador afastado do DF, Ibaneis Rocha.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta segunda-feira (9) a abertura de uma investigação sobre a conduta do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), diante dos atos de vandalismo ocorridos em Brasília. O STJ é a Corte responsável por apurar crimes cometidos por governadores. O processo está sob sigilo.

Neste domingo (8), manifestantes invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o governo do DF mudou o esquema de segurança na véspera dos atos e sem avisar o governo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança pública do DF. Após a invasão, o ministro do STF Alexandre de Moraes afastou Ibaneis do cargo por 90 dias. Na decisão, Moraes apontou “conduta dolosamente omissiva” do então governador.

Em nota, Ibaneis afirmou que respeita a decisão de Moraes e que vai "aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram em nossa Capital".