deputados
Cargos abertos na mesa diretora da Câmara pertencem ao PL, PT e PSDB.| Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Os deputados que vão concorrer aos cargos vagos da mesa diretora da Câmara oficializaram suas candidaturas nesta terça-feira (24). A eleição será realizada nesta quarta-feira (25), de maneira presencial. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), declarou vagos os cargos de 1º vice-presidente, 2º secretário e 3º secretário, devido às mudanças de partido dos então titulares: Marcelo Ramos (PSD-AM), Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União-MS), respectivamente. Segundo Lira, os candidatos às vagas abertas devem pertencer ao PL, PT e PSDB, partidos que referendaram o acordo feito para a eleição da mesa no biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023.

Para a vaga para a 1ª vice-presidência, que cabe ao PL, foi indicado o deputado Lincoln Portela (MG). Ele venceu a concorrência com o deputado Major Vitor Hugo (GO), que era o preferido do presidente Jair Bolsonaro. Outros deputados do PL vão concorrer de forma avulsa: Capitão Augusto (SP), Fernando Rodolfo (PE), Bosco Costa (SE) e Flávia Arruda (DF).

Já o 2º secretário será escolhido entre integrantes do PT. O partido indicou o deputado Odair Cunha (MG). Por fim, a vaga de 3º secretário cabe ao PSDB, que indicou oficialmente a deputada Geovania de Sá (SC). Com informações da Agência Câmara.