A sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Planalto foram invadidos e depredados no último dia 8.
A sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Planalto foram invadidos e depredados no último dia 8.| Foto: Carlos Moura/SCO/STF.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou nesta quinta-feira (12) que vai apurar a participação de policiais em "atos antidemocráticos". No último domingo (8), pessoas contrárias ao resultado das eleições presidenciais de 2022 invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A determinação atendeu a uma ordem do delegado-geral da PCDF, Robson Cândido.

"Por ordem do Delegado-Geral da PCDF, foi determinada a instauração de Procedimento Apuratório Disciplinar no âmbito da Corregedoria Geral de Polícia, para responsabilizar os policiais civis que porventura tenham participado dos atos antidemocráticos ocorridos na capital federal", disse a corporação no Twitter.

A segurança pública do DF está sob intervenção federal desde a noite de segunda (9), sob o comando do interventor, Ricardo Capelli. De acordo com a Polícia Civil, a medida faz parte de "um conjunto de ações necessárias para que, nos limites constitucionais e legais das atribuições da polícia civil, a ordem seja recuperada e reestabelecida". Com informações da Agência Brasil.