Policiais federais se reuniram nesta quarta na frente da sede da Polícia Federal em Brasília para protestar por valorização da categoria.
Policiais federais se reuniram nesta quarta na frente da sede da Polícia Federal em Brasília para protestar por valorização da categoria.| Foto: Divulgação.

Policiais federais realizaram nesta quarta-feira (1º) um ato pela valorização da categoria na sede da Polícia Federal em Brasília. A mobilização é parte de ações previstas por agentes em todo o país para pressionar o presidente Jair Bolsonaro (PL) a assinar a medida provisória da reestruturação e da valorização da PF, segundo a categoria. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, afirmou, em nota, que Bolsonaro será "avaliado pelo eleitorado este ano" e "deixará a marca de total descaso com a Polícia Federal e com os policiais".

"É inacreditável que o Presidente da República esteja usando a desculpa de não haver recursos para não promover a reestruturação das forças de segurança quando ele próprio atuou para que R$ 1,7 bi fosse reservado no orçamento. Ele precisa entender que não é o Ministro da Economia que será avaliado pelo eleitorado este ano, mas é o próprio Presidente que deixará a marca de total descaso com a Polícia Federal e com os policiais, enfraquecendo o combate à corrupção e a segurança pública. Esta conta vai ser cobrada na eleição pela população", afirmou Leiro.