Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Julgamento

Por unanimidade, TSE confirma cassação do deputado federal Valdevan Noventa

Integrantes da equipe de campanha de Valdevan Noventa aliciaram dezenas de moradores dos municípios de Estância e Arauá para simular doações ao candidato. (Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação)

Ouça este conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira (17) a cassação do mandato do deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE). A decisão unânime foi motivada por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. O parlamentar também ficará inelegível por oito anos. O plenário manteve a decisão anterior do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada.

Com a decisão, ficou determinada a retotalização dos votos para o cargo de deputado federal em Sergipe, considerando nulos os votos atribuídos Valdevan Noventa.Também foram condenados no julgamento dois coordenadores de campanha do parlamentar. Rafael Meneguesso Lima, vice-prefeito do município de Arauá em 2018, foi absolvido.

Para o relator do recurso, ministro Sérgio Banhos, a prática de abuso de poder econômico ficou robustamente demonstrada nos autos, não restando dúvida de que houve a irrigação de recursos ilícitos, não declarados e de fontes vedadas na campanha eleitoral do deputado, em desconformidade com a legislação eleitoral.

De acordo com informações divulgadas pelo TSE sobre o processo, integrantes da equipe de campanha de Valdevan Noventa aliciaram dezenas de moradores dos municípios de Estância e Arauá para simular doações ao candidato. O perfil dos doadores era incompatível com o valor doado, uma vez que vários eram beneficiários do programa Bolsa Família. Alguns deles confirmaram ter apenas emprestado o número do CPF para a operação financeira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.