Senadores não gostaram de portaria de redução de imposto de importação para bens de capital e de informática. O tucano José Serra (foto) xingou, aos palavrões, a medida.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, parlamentares criticaram uma portaria do Ministério da Economia que estabelece regras para redução temporária da alíquota do imposto de importação para bens de capital e de informática, derrubando de 14% para 0%. Na sessão, foram ouvidos representantes do setor brasileiro da indústria.

O CAE irá apresentar um projeto de decreto legislativo para derrubar a portaria que reduz o imposto de importação.  “Nunca vi uma medida tão mal feita, entreguista e vagabunda”, disse o senador José Serra (PSDB-SP), primeiro a assinar o projeto, segundo publicação da Agência Senado. A meta é unir a proposta com uma semelhante da Câmara que a votação ocorra antes do recesso parlamentar de 18 de julho.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) engrossaram o coro. “Como um burocrata escreve uma portaria dessas sem conversar com os que estão produzindo?”, disse Orivisto.

Publicidade