Prefeitos de sete cidades do Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, enviaram pedido ao governador João Doria (PSDB) para que seja adotado um lockdown em toda a região como medida para conter a disseminação do novo coronavírus. Prefeitos de outras doze cidades do Alto Tietê também pediram medidas mais restritivas do que as implementadas atualmente.
Os pedidos são feitos em um momento em que as cidades paulistas assistem a uma piora na disponibilidade de leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. Em ao menos nove desses municípios, a ocupação de UTI está em 100%. Na avaliação do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), um "lockdown total" se faz necessário para estabilizar e reverter a pressão sobre o sistema de saúde.
O prefeito de Santo André defende que o lockdown envolva todos os 39 municípios da região metropolitana em razão do fluxo de pessoas entre as cidades. Um dos pontos defendidos é que o transporte de trens e de ônibus intermunicipais seja completamente interrompido por um período de sete dias.